Comunicado: Comunidade de Práticas

CdP Perfil facebook verde

Olá!

Pedimos licença para entrar em sua caixinha postal por um bom motivo: a Comunidade de Práticas. Seguindo a leitura, você entenderá como esse ambiente virtual e colaborativo é uma nova ferramenta importante para o SUS e poderá fazer sentido no seu cotidiano também. Venha com a gente!

O que é a Comunidade de Práticas?

Criada há dois anos, ela é um espaço on-line onde gestores e trabalhadores da saúde se encontram para trocar informações e compartilhar experiências sobre seu cotidiano de trabalho. Esses atores formam, assim, uma rede colaborativa, hoje com mais de 30 mil inscritos, voltada para a melhoria das condições de cuidado à saúde da população.

A ideia surgiu com inspiração nas próprias dimensões continentais do Brasil e nas equipes de trabalhadores e gestores de diversas regiões, que desenvolvem maneiras específicas de organização e jeitos singulares de cuidar das necessidades de saúde dos cidadãos com os quais se relacionam.

Ao dividir uma vivência, o participante dessa rede pode inspirar outros trabalhadores, seja seu relato reflexo de um enfrentamento com resultados positivos ­ou não. Isto porque dificuldades e grandes desafios revelam, de forma importante, outros caminhos e alternativas a serem seguidos.

E o melhor: essa reunião de experiências e informações é patrimônio do SUS!

O que você encontra na Comunidade?

O espaço é de encontro e aprendizado mútuo, reconhecendo que cada trabalhador tem algo a ensinar e a aprender.

A troca pode acontecer no espaço para inserção de relatos de experiência; nas comunidades criadas pelos participantes; nos cursos gratuitos on-line, além de também acontecer no chat disponível na plataforma.

De maneira progressiva, serão agregadas novas funcionalidades ao site, sempre com o objetivo de aprimorar a experiência de navegação dos usuários da Comunidade. A aposta no espaço virtual se dá pela necessidade de superar as barreiras da distância e do isolamento com o uso das ferramentas da Web 2.0.

A plataforma é a única no Brasil a potencializar o encontro entre as pessoas que constroem o cotidiano da Atenção Básica brasileira, especialmente através da troca. E é nela que apostamos!

Como se tornar um parceiro da Comunidade?

Além de serem muito bem-vindos novos participantes e usuários, também saudamos aqueles que, de alguma forma, querem colaborar para que mais pessoas conheçam a Comunidade de Práticas. Você pode se tornar um parceiro de várias formas, levando a gente com você também. A seguir, você encontra algumas sugestões de como se integrar à Comunidade.

  1. Participando de uma comunidade que tenha mais a sua cara. Hoje temos mais de 100 comunidades. Acesse aqui e veja se já temos um espaço que lhe interessa. Se ele ainda não existe, crie o seu aqui.
  2. Nos ajudando a fortalecer o CiberespaSUS. Acesse a comunidade ciber e participe dessa construção coletiva de outras iniciativas na web que fortalecem o SUS. Lá, por exemplo, você encontra a comunidade dos blogueiros da saúde. Acesse!
  3. Nos ajudando a divulgar o espaço de Relatos de Experiências. Hoje temos mais de 4.500 relatos reunidos. Acesse este link  (LINK) e descubra o que milhares de trabalhadores do SUS estão fazendo em seus territórios, compartilhando essas vivências entre seus colegas.
  4. Aliás, você já pensou em relatar sua própria experiência em seu blog, fanpage ou grupo de discussão? Temos certeza de que a história de seu espaço pode servir de inspiração para outros aqui dentro da CdP.

Ainda tem dúvidas? Envie-nos um e-mail, que a gente responde rapidinho!

Aguardamos vocês!

Equipe Comunidade de Práticas

Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde

FacebookTwitterGoogle+