Mais médicos da família em planos de saúde

14/09/2015 – A Tribuna – ES

 

Foco das operadoras é investir na prevenção e tratar o paciente antes que ele fique doente. Congresso vai debater o tema nesta semana

Bárbara Becalli

Kelly Kalle

Em busca de prevenir doenças e tratar pacientes como um todo, tendo um profissional de saúde exclusivo para o cliente, planos de saúde ampliam a quantidade de médicos da família.

O profissional tem o treinamento específico e abordagem integral da saúde do indivíduo, para entender o paciente e tratar 80% dos problemas.

Com o assunto em alta, começa na quarta-feira o 2º Congresso Nacional de Atenção à Saúde em Vitória, para debater experiências de médicos da família em planos de saúde no País e pelo mundo. O diretor de provimentos da Unimed Vitória, Guilherme Crespo, disse que o evento vai contar com profissionais internacionais.

“Vamos debater os modelos de saúde que usam como base o médico da família, para implementarmos melhorias. O modelo custa menos, devido à prevenção de doenças e descobertas precoces.”

Na Unimed Vitória, o plano Personal é o que conta com o médico da família como referência do paciente Crespo afirmou que o plano está em constante ampliação.

“À medida que mais pacientes aderem a ele, mais médicos são incorporados. Há grupos em treinamentos que duram 18 meses. Hoje, são 40 profissionais que atendem 20 mil pessoas”, explicou.

Entre os médicos da família estão Bruna Calado Pena, Luís Henrique Barbosa e Gersom Matedi.

“A Europa já atua com o médico da família. Somos especialistas em pessoa. A ideia é ter uma abordagem holística, enxergar como pessoa e não como doença. Atuamos na prevenção, mas também somos capacitados para resolver a maioria dos problemas de saúde”, contou Gersom.

Na MedSênior, além do atendimento personalizado realizado por um clínico – em geral, o geriatra-e encaminhamento a especialistas apenas quando há necessidade, também são oferecidos aos usuários programas de inclusão social, como o Oficina da Dor.

A diretora médica da MedSênior, Priscila Valentim, contou que os programas oferecidos pela operadora são personalizados e aplicados de acordo com a necessidade de cada paciente, sempre visando a prevenção de doenças.

Já o São Bernardo Saude lançou o plano Exclusive, que oferece serviços como o Alô, Doutor. Nele, o cliente entra em contato através de um canal de atendimento médico, via telefone, 24 horas por dia.

FacebookTwitterGoogle+