Novas vagas de residência também foram criadas

08/12/2015 – Jornal de Santa Catarina

 

Além do intercâmbio de profissionais, oprograma Mais Médicos tem outros dois pilares: o aumento no número de vagas de residência em hospitais para recém-formados e a criação de mais vagas em faculdades de Medicina. Em Blumenau, de acordo com o coordenador do programa, Rafael de Franceschi, o projeto possibilitou a retomada da residência em medicina da família, que não estava mais sendo aberta.

A Secretaria de Saúde conseguiu criar cinco novas vagas esse ano, mas esse número ainda deve aumentar. Era uma residência importante para saúde pública que não estava sendo feita ressalta.

Na questão das vagas abertas em universidades, a coordenação do curso de medicina da Furb diz que não abriu nenhuma nova, pois já disponibiliza 40 por semestre, e que não tem capacidade de aumentar esse número.

O professor João Gurgel destaca que o incentivo do programa ao ensino é importante pois, tradicionalmente, a formação médica no Brasil é voltada para consultórios, e não para atendimento na rede pública.

Nos últimos anos mudou bastante, hoje em dia é muito forte a importância do médico se formar no SUS. E o Mais Médicos tem esse viés de incentivar que o médico se forme com mais foco em atenção básica explica o professor de saúde coletiva da Furb.

Para os próximos meses, Blumenau espera conseguir repor as vagas dos três médicos que pediram dispensa do programa. Segundo Franceschi, a expectativa é de que um edital seja lançado no começo do ano que vem para completar o quadro. Um caso parecido aconteceu em Indaial recentemente. Também parte do programa, a cidade perdeu os dois médicos que haviam sido contratados inicialmente. No mês passado dois novos profissionais brasileiros entraram no programa e começaram a atuar em postos de saúde da cidade.

NO VALE

Blumenau

– Novas vagas autorizadas para médicos: 17

– Novas vagas para residência médica: 22

Gaspar

– Novas vagas autorizadas para médicos: 9

Indaial

– Novas vagas autorizadas para médicos: 5

Timbó

– Novas vagas autorizadas para médicos: 3

Rio do Sul

– Novas vagas autorizadas para médicos: 1

– Novas vagas para residência médica: 6

Itajaí

– Novas vagas autorizadas para médicos: 16

– Novas vagas para residência médica: 7

FacebookTwitterGoogle+